Segundo o site mundovestibular.com.br existem 11 áreas mais promissoras no mercado de trabalho, 6 delas estão relacionadas diretamente com meio ambiente e sutentabilidade.

O assunto é tão recorrente, que em muios paises, como EUA, França é até Sri Lanka, foram criadas entidades nacionais de jornalismo ambiental.

A internet também quer ser sustentável, exemplo o site de busca eco4planet.

Conclusão, o mundo está ficando “verde”! Todos nós estamos incluidos nisso, e já não é novidade que podemos colaborar. Já foi repetido um milhão de vezes: pensar globalmente, agir localmente.

Com isso surgem os produtos “verdes”, ecologógicamente corretos, mas como saber qual o benefício que ele traz ao meio ambente?! Para isso existem os conceitos de reciclagem pré-consumo e reciclagem pós-consumo.

Reciclado pré-consumo é quando os resíduos da fabricação de novos produtos são reciclados. Um bom exemplo são as aparas gráficas ou da produção da fábrica de papel que retornam ao ciclo de fabricação de papel.  Mas também é aplicável aos plásticos, nesse caso é a conversão de resíduos plásticos por tecnologia convencionais de processamento em produtos com caraterísticas de desempenho equivalentes às daqueles produtos fabricados a partir de resinas virgens. A reciclagem pré-consumo é feita com os materiais termoplásticos provenientes de resíduos industriais, os quais são limpos e de fácil identificação, não contaminados por partículas ou substâncias estranhas.

A reciclagem pré-consumo é na verdade uma forma menos nobre de reciclagem, porém não é falsa, como pode ser ouvido nos meios de comunicação. Isso se dá pelo fato de que esse tipo de reciclagem é considerado pelas empresas como apenas um reaproveitamento de matéria prima, a princípio esse processo só acontece por que as empresas lucram diretamente e a curto prazo com essa conduta, pode-se dizer que não há responsabilidade ambiental. Mas é fato que ela reduz a extração da matéria prima da natureza, que árvores deixam de ser cortadas ou combustíveis fósseis deixam de ser liberados.

O produto reciclado pré-consumo é na verdade um produto que pode vir a ser reciclável, a matéria prima que foi utilizada é  virgem” , ou seja, não foi consumida.

Reciclados pós-consumo são os produtos já consumidos e que poderiam ser enviados a destinos finais tradicionais como a incineração ou aterros sanitários, porém retornanam ao ciclo produtivo por meio de canais de  reciclagem em uma extensão de sua vida útil. É o material oriundo da coleta seletiva do lixo municipal, vendido às fábricas de papel reciclado através de parcerias com as cooperativas dos catadores de papel ou  à empresas que convertem resíduos plásticos, por processos termoquímicos (pirólise, conversão catálica), em matérias-primas que podem originar novamente as resinas virgens.

O produto reciclado pós-consumo é verdadeiramenre reciclado, a matéria ultilizada pra a sua fabricação já foi produto e agora vai ser transformada e voltar a ter utilidade.

Deve-se observar que a matéria-prima utilizada na fabricação do papel reciclado não é necessariamente papel pós-consumo, como a princípio se pensa. O que se usa preponderantemente são as aparas decorrentes do próprio processo produtivo do papel virgem, que nunca foram usadas para imprimir ou escrever. Esse material reciclável é chamado, como foi dito, de papel pré-consumo, e é ele que entra, na maioria das vezes  na mistura. O papel pós-consumo entra em uma determinada proporção, geralmente em torno de 20% ou 30%.

Hoje algumas empresas já produzem papel reciclado 100% pós-consumo, é importante ficar atento à embalagem, a maioria dos produtos “ambientalmente corretos” disponibilizam essas informações.

Considero o conhecimento desses termos de suma importância para quem pretende contribuir com o nosso futuro desenvolvimento sustentável e adiquirir esse tipo de produtos.